terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Merchandising Estratégico
Meu papel profissional hoje tem como principal finalidade influenciar na decisão de compra.
Escrevendo e relendo isso agora percebo que quase nunca paro para pensar na complexidade dessa definição.
Num mundo onde as pessoas estão cada vez mais mutáveis, influenciar passou a ser uma tarefa árdua e muitas vezes dolorosa.
Trabalhar o Merchandising de forma estratégica passou a ser condição para evitar erros.
Para isso acontecer se faz necessário a integração desta área com outras, tais como logística, planejamento e controle, área financeira e etc. Além é claro, da necessidade de estar "antenado" com o que está acontecendo no mercado global nos mais diversos segmentos.
Resumindo: Trabalhar com dados concretos,fora do "achismo", hoje é fundamental. Não adianta só ser criativo.
Por isso a famosa definição de que " Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores" não se faz tão simples quanto parece ser.
Não mais...
Mas o fato é que cada vez mais as empresas estão investindo no merchandising estratégico, pois já perceberam a importância dessa ferramenta para reverter posicionamentos, impulsionar vendas e principalmente aproximar os clientes.
Vamos ao trabalho!!
By Fabíola Sant´Ana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário