domingo, 14 de junho de 2009

Verdadeiro Merchandising


Para quem não sabe, atuo na área de merchandising há quase 9 anos.
E hoje estava refletindo sobre como os sonhos mudam.
Lembro-me de mim na faculdade com o sonho de ser uma jornalista. E hoje não faço nada disso.
Infeliz? Não, de jeito nenhum.
Pois descobri outra área pela qual me apaixonei.
E pude substituir facilmente o meu sonho.
Eu sei que muitos também não sabem o que é merchandising.
E queria explicar de forma bem simples o que é este fantástico mundo.
A área de merchandising atua numa empresa sendo responsável por toda ação que venha despertar interesse do consumidor na área de vendas e o principal tentar reter o mesmo o mais tempo possível dentro da loja. E essa tarefa é bem difícil e mutável.
Para isso nossa preocupação vai muito mais além do que uma sinalização chamativa ou ação de sampling com promotores em loja.
Temos que nos preocupar com todo ambiente, pois o mesmo precisa estar agradável. Isso compreende iluminação, limpeza, som da loja, aparência dos atendentes e forma como atuam e ainda espaço para circulação e etc.
E não acaba por aí, a área de merchandising ainda define todo o tipo de exposição que haverá em loja, desde a exposição promocional como a exposição no ponto natural.
E para isso precisamos estar sempre pesquisando nossa concorrência e nosso consumidor, entendendo o seu olhar, o que querem, o que procuram e o que esperam. É um trabalho de troca e aprendizado diário e por isso mutável, pois é imprescindível que estejamos antenados com o que acontece no mundo.
Por isso minha paixão! Pois todo dia tenho a chance de fazer algo diferente e de ver os resultados disso.
Espero que para aqueles que achavam que merchandising era só o que a globo faz nas novelas inserindo produtos e marcas aleatoriamente, possam ter sentido um pouquinho através das minhas palavras o que é o verdadeiro merchandising.

5 comentários:

  1. Adorei, talvez seja por isso que você trabalha tanto. Mas deve ser legal, a cada dia você está criando, pensando diferente, procurando encontrar uma forma de ir ao encontro do cliente em forma de conquista.

    ResponderExcluir
  2. adorei seu blog preciso de umas dicas,sou promotora e quero fazer uns trabalhos diferentes agora meu foco é mini schin!!!!valeriaramos1919@hotmail.com..até mas bjs

    ResponderExcluir
  3. É, a maioria das pessoas só conhecem o merchan do BigBrother! hehe

    Acho que vc pode ncluir mais vezes textos explicativos sobre o assunto.
    Beijos, mani

    ResponderExcluir
  4. gostei muito parabens queria algumas ideais pq sou promotor da café 3 coraçoes bh mg entende sou novato na area e não tenho muitas ideias

    ResponderExcluir
  5. Olá...meu nome é Thais e também sou da área do merchan, realmente uma área simplismente "sensacional", temos que amar muiiito, e isso tenho certeza que amo..ótimo seu blog. Gostaria de adiciona-la no msn tathahh_oliveira@hotmail.com.

    Obrigada e espero trocar idéias.

    Abraços

    ResponderExcluir

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape