terça-feira, 16 de junho de 2009

Peça demissão!


Calma! Isto não é uma ordem, apenas um gancho para eu poder falar um pouco sobre a palestra que assisti no IBMEC na segunda-feira.
O tema foi: " Desenvolvendo hoje o líder de amanhã ".
E foi como se eu tivesse recebendo uma chacoalhada. Não poderia descrever melhor...
O palestrante, considerado o maior headhunter ( caçador de talentos) do mundo, veio em suma dizer para nós que estar feliz é a única razão para tudo.
E eu que pensava que ouviria sobre várias estratégias de crescer mais e mais nesse mundo corporativo, fui pega de surpresa.
E a correlação de sucesso na conquista profissional foi o tempo inteira feita junto com a felicidade.
Obviamente ele falou sobre atitudes e necessidades básicas para se brigar por uma vaga, por uma liderança e por um espaço. E principalmente sobre como é importante adquirir "cicatrizes e calos corporativos" que é justamente o aprender do dia a dia antes de se lançar em algo maior e melhor.
Porém a primeira pergunta que precisa ser feita é: Você está feliz com sua carreira? É o que você quer?
E se a resposta for sim, busque melhorar.
Estude sobre negócio que você atua, relacione-se com pessoas de todos os níveis e departamentos, conheça a sua empresa, saia do lugar, controle sua ansiedade, seja líder em qualquer ocasião e controle a ansiedade porque no topo APENAS UM.
E esse um pode ser eu ou você. Mas para isso precisamos nos dedicar. Estudar mesmo!
Se você não sabe inglês, não perca mais tempo. É mais do que necessário que pelo menos essa língua você fale bem. Não perca tempo com bobagens que não vão agregar na sua vida profissional. É claro que você tem que se permitir a momentos de lazer e por isso não me refiro a isso, mas sim ao tempo que você passa no ambiente de trabalho. Nesse período esteja lá de corpo e alma e sugue tudo que você puder de aprendizado. Inverta o jogo. Você não é um coitado e sim privilegiado por ter um local de aprendizado e sempre se pergunte o quanto você vale.
Pergunte-se: Eu valho quanto? Onde posso me aprimorar?
Agora se você não está feliz e a resposta for não, comece a estruturar uma mudança e entender o seu valor da forma mais racional possível. Feito isso, a decisão de pedir demissão é sua e precisa estar baseado em fatos e numa estratégia.
Para mim, a palestra foi uma chacoalhada para eu me movimentar mais. Decidi que eu todos os dias vou estudar pelo menos uma hora na parte da noite. Se hoje consigo separar tempo apara atividades físicas, também preciso separar tempo para as atividades da mente. Vou voltar a praticar meu inglês e estudar ainda mais o negócio que atuo, pois minha meta é não parar.
Espero que vocês também se movimentem e consigam ter mais pedaços da pizza da vida de vocês preenchidos com ações e atitudes que vão ajudar num crescimento.

Por Fabíola Sant`Ana

3 comentários:

  1. Extremamente interessante!
    Eu pesno muito assim!
    Boa mani, quero ver vc estudando muito esse ingles ai ;)

    ResponderExcluir
  2. Minha adorada filha , diz um provérbio popular que é assim: santo de casa ñ faz milagre. Lembra?
    Muito antes de você levar esta chacoalhada eu te dizia para fazer isto e aquilo, lembra?
    A vida é assim mesmo, as vezes ,a verdade está ao nosso lado , ali, sendo dita e ñ percebemos.
    Precisa um "headhunter" para valorizar o que os mais velhos já sabem.
    Eu e sua mae somos seus "headhunter", é só você prestar atençao.
    Mais a vida é assim mesmo e sempre foi .

    Beijos

    Seu pai

    ResponderExcluir
  3. Filha, eu sempre escrevo sobre isso, que nunca é tarde para se fazer nada. Basta querer.
    E agora vc quer voltar estudar se aprimorar tem que ser assim mesmo se reciclar sempre. Hoje o mundo está para quem corre na frente, os melhores.
    Saiba que vc é competente e está com a visão aberta para o que está acontecendo ao seu redor no mundo profissional.

    ResponderExcluir

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape