quarta-feira, 1 de julho de 2009
A revolta do leite
Minha indignação hoje vai para o preço da caixa do leite. Eu fiquei chocada ao constatar que uma caixa de leite hoje está por volta de R$ 3,00 ou mais.
Pessoal, Isso é muito dinheiro para uma caixa de leite.
Fui pesquisar e de janeiro até agora este produto já teve aumento de mais de 32%, levando todos seus derivados também lá para cima (manteigas, queijos e etc.). Isso pesa diretamente no nosso bolso e tenho constatado no "meu bolso" mês a mês.
Mas porque um item básico e necessário de consumo está tão caro?
Novamente fui pesquisar e achei algumas justificativas plausíveis, porém não tão aceitáveis:
1) Estamos na entressafra que neste ano foi mais severa do que em anos anteriores por causa das alterações climáticas.
A transição entre o verão e o inverno é, tradicionalmente, um período mais complicado para os pecuaristas. Mas com a estiagem, o problema aumentou. Nesta época do ano a pastagem de verão perde qualidade em volume de massa verde, enquanto a pastagem de inverno está muito prejudicada pela falta de chuva. Uma boa parte dos produtores não semeou a pastagem por falta de umidade no solo e as áreas semeadas apresentam problemas de germinação e baixo desenvolvimento vegetativo
A seca fez com que importantes bacias leiteiras do Sul que abastecem outras regiões do país perdessem produtividade. Por isso, a alta de preços é nacional.
2) Outro fator que influencia a alta é que em maio o governo brasileiro estabeleceu restrições à entrada do leite importado da Argentina. Os produtores reclamavam que o país vizinho vendia para o Brasil por um valor muito baixo. Na semana passada, foi a vez de as importações do Uruguai sofrerem restrições.
( Sinceramente não entendo muito de economia externa, mas não deveríamos ser prejudicados. Deveria haver alguma negociação entre produtores locais e exportação para se chegar a um meio termo e assim termos opções mais baratas, pelo menos nessa entressafra.)
Ou seja, existe uma expectativa que dentro de 60 dias, quando as pastagens estiverem em condições melhores, o preço do leite vai baixar. Enquanto isso vamos ter que nos acostumar a pagar este valor e é claro ficar de olho em possíveis promoções provenientes de boas negociações, provavelmente realizadas por supermercados maiores ou hipers.
É a revolta do leite!!! Mas o que podemos fazer, né? Não consumir?
Minha sugestão é migrarmos para sucos de soja ou até leite em caixinha de soja. Em alguns lugares eu achei com um valor mais barato.
Por Fabíola Sant`Ana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Faz um corrente na internet igual a da gasolina rsrs... de repente funciona!
ResponderExcluirNão custa tentar!
Aqui no Japao o leite mais barato custa 150 yen. Isso vale 1.5 dolares, ou seja 3 reais!
ResponderExcluirmesmo preco ;)
Mas se nos temos o maior rebanho bovino do mundo, porque o preco do leite e' igual ao do Japao? estranho... hehehe
Gostaria de esclarecer o comentário da Ayla que este não é o método de comparação de preços.Qual é o salário mínimo japonês?Claro , bem maior que o nosso.Em percentual, o preço do leite ai é bem mais barato que o nosso.
ResponderExcluirNós estamos pagando um absurdo em comparação a média da renda da população.
Em nosso país , tudo é praticamente um absurdo de caro ,em relação aos outros.